segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Ecumenismo e os Meios de Comunicação


Em 23 de novembro de 2010, publiquei um artigo intitulado, ´´Uma análise sobre argumentos a favor do uso da internet na e para a Evangelização``parteIIhttp://midiaeclesia.blogspot.com.br/2010/11/uma-analise-sobre-argumentos-favor-do_23.htmll nele foram apresentados argumentos que as pessoas usavam para defender o uso da internet na evangelização. Após citar cada  argumento pró utilização da internet fiz classificações em padrões, para assim, tecer críticas aos mesmos.

Aparentemente, parece que o artigo faz pouco tempo que foi escrito, aproximadamente 18 meses, ou, um ano e meio, mas é interessante que a infuência da internet é mais forte do que se pode imaginar, pois seus efeitos como já eram esperados estão extrapolando até atingir meios de comunicação de massa, como por exemplo a Televisão.

Ao falar da Televisão, principalmente sobre os programas de auditório transmitidos em rede nacional, tem aparecido cada dia mais o ´´ecumenismo`` que mencionei dentro do artigo mencionado acima, estrelado e construído por cantores evangélicos e padres cantores. Leia, abaixo e veja se é ou não necessário que os filhos de Deus, entendam que não existe neutralidade nas tecnologias, principalmente aquelas ligadas a comunicação, pois segundo Heidegger, "Em todo lugar permanecemos sem liberdade e acorrentados à tecnologia, se nós a defendemos ou a negamos. Mas somos entregues a ela da pior maneira possível quando nós a encaramos como algo neutro; pois essa concepção sobre ela, à qual hoje gostamos particularmente de prestar homenagem, torna-nos totalmente cegos para a essência da tecnologia." E é importante também lembrar que é fundamental estudar e conhecer não somente os meios de comunicação em sua parte estrutural, mas como eles agem e influenciam as pessoas.

Parte do artigo ´´ Uma análise sobre argumentos a favor do uso da internet na e para a Evangelização`` parte II

Argumento pró utilização – Os defensores dizem:
´´A internet oferece um espaço de interlocução com homens e mulheres de outras crenças, que buscam a Deus, cultivam a espiritualidade e pautam sua existência pela ética. Alguns desses interlocutores manterão suas crenças, reconhecendo-se em sintonia com os cristãos na grande causa do BEM, e reforçarão sua fé e sua esperança. Para outros, será a oportunidade de descobrir uma face nova do evangelho e da Igreja, despertando o interesse de participar dela.

Padrão – O que surge desta defesa
A internet conduz a um ´´ecumenismo`` e ao discipulado light.

Crítica ao argumento – Qual a postura
O Jesus da Bíblia Sagrada, embora cheio de compaixão pelos pecadores,  que respeitava as pessoas não importando quem fossem,  e sempre aberto a todos que lhe procuravam para o conhecer mais de perto, não compactuava com a hipocrisia de determinadas pessoas de  grupos religiosos(Fariseus, Saduceus) e políticos (Herodes). Jesus, com certeza também conversaria com qualquer pessoa de qualquer religião ou doutrina diferente daquela que Ele ensinava, mas com certeza, deixaria bem claro para tais pessoas, que elas DEVERIAM ´´Nascer de Novo`` e que Ele é o único ´´Caminho, Verdade e a Vida`` e que ninguém ´´VEM ao Pai se não por Ele``. A igreja deve usar, se for o caso a internet, para consolidar os fundamentos do Evangelho e deixar bem claro, que estamos dispostos a conversar, mas não a desobedecer ao nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, o qual é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Por fim é importante dizer que  as pessoas devem entrar  e permanecer nela (igreja) caso assim aceitarem, não meramente por suas propostas de ação e assistência social, nem por ser um lugar arquitetonicamente confortável, mas sim porque nela encontraram a Jesus. A igreja tem uma só face, e ela é de Jesus Cristo.``

Conclusão
Até quando aceitaremos sem um estudo crítico, com bases bíblicas e científicas a utilização dos meios de comunicação para transmitirmos o Evangelho de Jesus Cristo?

Abraço
Elias