quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Precocidade II

Continuação...
Como em dias atuais, se tem construido e visto a precocidade infantil?

  1. Através da aceleração escolar.
Oito em cada dez pais, desejam que seus filhos sejam matriculados no ensino fundamental, com idade inferior a 7 anos; de preferência, entre os 4 e  6 anos. Pois eles entendem, que ficar um ano ou 2 a mais no ensino infantil  é um desperdício de tempo. Este é um pensamento que precisa ser respeitado, porém é equivocado.

Um ditado africando diz´´A grama não cresce mais rápido se é puxada``. Este ditado, embora popular, contém a sabedoria de princípios que foram sendo cientificamente comprovados, a partir do século dezoito. Portanto a aceleração escolar é um pensamento equivocado, pois   não está baseado no conhecimento do desenvolvimento da criança.  

É constatado que o momento ideal para a criança adentrar no ensino fundamental e  iniciar o processo de alfabetização, quando for observado:

1.1. A mudança da silhueta da criança
Do ponto de vista fisiológico, Lievegoed diz que  próximo da idade adequada para adentrar a escola fundamental a criança passa por  ´´ um processo de desaceleração no crescimento da cabeça,ainda a linha horizontal à altura das pupilas sobe, de modo que a testa vem a ser menos dominante. Os olhos ficam proporcionalmente menores no rosto todo (...), agora  o lábio superior deixou de ultrapassar o inferior.Toda a boca parece mais fina, fechada e severa. De maneira geral, os membros se destacam mais (os braços e pernas alongaram-se) e a motricidade elástica  é ampliada neste momento, e uma certa autonomia  pode ser  manifesta nos movimentos. ``É possível, com as pontas de seus dedos da mão esquerda, passando o braço por cima da cabeça, conseguir tocar a orelha direita.  

É importante também ressaltar, que a partir da tese que afirma que ´´cada coisa a seu tempo`` a criança somente tem a maturidade apropriada para adentrar na escola de ensino fundamental, quando por seu corpo ela inicia os passos em direção à sua autonomia. Isto refere-se, mais a questões sociais do que intelectuais, pois quando as crianças por sua compleção física ainda não alcançaram a silhueta dos demais, elas infelizmente não conseguem acompanhar seus colegas e acabam por sofrer zombarias e ficam assim infelizes.

1.2. Início da troca dos dentes
Segundo Goebel e Glockler, o ´´aparecimento do primeiro molar permanente ou a troca de um dos incisivos indica que a formação do esmalte desses dentes – a substância mais dura do organismo – está completa, e que a atividade de formação dos dentes do organismo está chegando ao fim``. Os estudiosos dizem que em verdade, poucos consideram esta questão na pedagogia atual. Eles e outros porém, prestam atenção a isto, pois entendem que a força física que trabalha em pról da liberação do esmalte dos dentes, agora está totalmente disponível para ajudar a criança em seu esforço físico e mental.

1.3. O pensar complexo da criança em idade escolar
Algo importante para ser enfatizado, antes de qualquer esclarecimento é o fato de que reconhecer números e letras não tem nada haver com a aprendizagem de operações matemáticas ou compreensão da leitura. Atualmente, algumas crianças aos 2 anos de idade já conhecem números e letras, mas isto não significa que elas estão aprendendo os cálculos e fórmulas da mátemática e nem  interpretando o que leêm. Enfim, a aprendizagem do nome dos números e das letras é somente o primeiro passo na conquista da compreensão matemática e da leitura.
Mas, para que isto  aconteça,  é necessário que a criança passe por vários estágios de desenvolvimento bio-psicológico. Alguns pedagogos desenvolveram conceitos sobre estes estágios, o importante é que por olhares diferentes eles entenderam empirica e cientificamente que não é possível uma criança aos 2 ou  3 anos ter as mesmas capacidades cognitivas e físicas de um criança de 6 ou 7 anos. Como exemplo, podemos citar a compreensão dos algarismos dentro dos níveis que eles estão inseridos:
Níveis dos Algarismos
Exemplo dentro das idades
(aproximadamente)
Nominal
2-3  anos (Quando o algarismo é usado somente para nomear; como  quando usado em camisas de jogadores de futebol)
Ordinal
4-5 anos (Quando as crianças já conseguem ordenar ,por exemplo, uma fileira de blocos ou bastões de diferentes tamanhos, do menor para o maior)
Intervalo
6-7 anos (Quando as crianças conseguem classificar as coisas conforme sua igualdade e alinhá-las  de acordo coma  diferenciação; aqui inicia-se o processo  de abstração)

É importante frisar, que da mesma forma, que há uma hierarquia na assimilação dos algarismos, existe na aprendizagem da leitura. Alguns teóricos e professores,  inclusive, dizem que a leitura e compreensão do que se lê  é muito mais complexo do que a aprendizagem dos cálculos; para Elkind ´´ ela exige tanto uma capacidade de diferenciação no enxergar e no ouvir, quanto também na compreensão cognitiva`` .

Assim sendo, os adultos que exigem uma orientação acadêmica abstrata das crianças, demonstram  não conhecer  que matemática e leitura são matérias altamente complexas e abstratas que devem ser adquiridas passo a passo nas diferentes faixas etárias.

Continua...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Precocidade!

Precoce pode ser caracterizado como aquele que é maduro antes do tempo normal, algué que é antecipado antes da idade apropriada.

É importante frisar que,´´A precocidade infantil``, é algo historico, sociológico e por isto mesmo, psicologicamente recente.

Até o final do século dezenove e início do  vinte, ainda existiam alguns bastiões de resistência quanto a infantilidade das crianças.  Por exemplo, nos EUA, no rico e industrializado nordeste, haviam fábricas que utilizavam crianças no trabalho estenuante das grandes máquinas mecânicas e hidraúlicas, que dinamizavam a econômia da região; o mesmo  era comum na Europa. Embora  desde o século dezesseis, já havia se iniciado,primeiro em solo europeu e depois  norte americano, uma cruzada justamente em favor da infância. É o conceito definido por Postman como idéia social, cuja origem se dá com a Renascença; Aries, define como um período de vida muito diferente da idade adulta, e que foi inventada ao longo de toda idade moderna. Portanto, se aceitarmos os pensamentos de Postman e Aries, que a infância teve um início histórico, provavelmente ´´sua existência prolongada não é inevitável``.

Para reforçar a idéia, de que a criança não é somente um ser biológico, mas também psiquico e social, é registrado na História que o imperador germânico Frederick II (1194-1250) concebeu e realizou uma experiência trágica. Segundo Setzer, ´´Querendo testar se o ser humano já nasce com as plenas potencialidades de um adulto, isolou 3 recém-nascidos, que não tiveram nenhum contato social, somente receber comida e talvez higiene pessoal. Nenhum deles aprendeu a andar, falar ou pensar - e todos morreram antes dos 14 anos.``Isto é uma demonstração de  que o ser humano não é um ente puramente biológico, antes é também um ser social e possui um ´´eu`` que precisa ser moldado pelo ambiente no qual vive.

Contudo,  até  a consolidação da idéia de infância como um fato social, as crianças em muitas áreas viviam como adultos, como por exemplo:
  • Nas Vestimentas;
  • Nos Costumes despudorados da época, quanto a sexualidade;
  • Nos ambientes sociais e domésticos;
  • No mundo do trabalho, etc.
Estas poucas áreas citadas, nos dão um pouco do exemplo em como a sociedade de forma geral, nem sempre deu a devida atenção as crianças, como um ser humano com diferenças particulares dentro do seu desenvolvimento global . Certamente, em todas as épocas,existiram pessoas com uma visão mais ampliada e  profunda sobre o ser humano quando criança.  Porém, de forma geral, somente a partir do século dezesseis realmente houve uma preocupação mais generalizada em entender a criança, partindo de sua constituição biológica, psíquica, moral, social e até mesmo religiosa, o qual possibilitou aos estudiosos entenderem que a criança não era o ´´pequeno adulto``, como os mais antigos pensavam.

Postman, em seu livro ´´O desaparecimento da infância``,descreve como a sociedade moderna foi sendo conscientizada e a infância tomando forma socialmente, através:
  • Da imprensa (A infância, com sua fantasia é útil  para o desenvolvimento  saudável do tipo de intelecto necessário ao leitor adulto);
  •      Da reestruturação do ambiente social ( A família a partir da chegada, dentro do lar, de uma ´´interminável torrente de literatura moralizante``, e da necessidade de construir paredes internas separando os ambientes,  foi encarregada de novas funções educacionais  e religiosas);
  •      Da escola e seu material didático (Ao organizar as escolas em séries, ou seja, pela idade cronológica dos alunos, escreverem livros seriados, e  iniciarem a alfabetização em uma determinada época, os educadores foram formatando os estágios da infância e imprimindo uma ordem intelectual hierárquica);
  • Do aparecimento de um rico acervo de segredos  a serem ocultados das crianças (É nesta época que surge a idéia de que alguns assuntos e palavras não podiam ser ditos na presença das crianças);
  • Do surgimento das boas maneiras ( Neste momento as crianças, através de regras básicas de etiqueta´´por favor, com licença e obrigado`` passam a receber a conscientização de uma ordem social hierárquica).
Cito no parágrafo a seguir, alguns  pensadores modernos que mesmo não tendo,muitas vezes, a mesma perspectiva a respeito da infância, , pensaram e lutaram para que as mesmas fossem tratadas conforme o que realmente eram, a partir das descobertas das ciências modernas o qual revelavam  a complexidade do ser humano em todas as fases do seu desenvolvimento global.

Erasmo de Rotterdam (1467-1536), Juan Luis Vives (1492-1540), François Rabelais (1494-1553), Michel de Montaigne (1533-1592), Martin Lutero (1483-1546), João Calvino (1509-1564) e João Amós Comênio (1592-1670), Jean Jacques Rousseau (1712-1778), Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), Friedrich Froebel (1782-1852), Maria Montessori (1870-1952), Celèstin Freinet (1896-1966), Rudolf Steiner (1861-1925), Jean Piaget (1896-1980), Walter Benjamin(1892 -1940), Lev S. Vygotsky (1996-1934).

Todos estes estudiosos e muitos outros colocaram para a humanidade a importância de se tratar as crianças como ´´crianças`` e não como adultos; ajudaram a humanidade  compreender racionalmente e cientificamente que não se deve tratar crianças como se fossem adultos em miniatura. Entretanto, parece que tudo pelo qual foi lutado e construído, a própria sociedade está destruindo.

Como em dias atuais, se tem construido e visto a precocidade infantil?

( Continua...)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Corrida para lugar nenhum


´´Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito``(Ecles.1:14)


Nos EUA, um filme de orçamento aparentemente baixo ( com um orçamento em torno de US$ 500 mil, aproximadamente R$ 900 Mil), tem chamado a atenção por colocar o dedo no modelo de educação formal norte americano, principalmente aquele que diz respeito ao oferecido a classe média alta daquele país. O nome do filme é ´´Race to nowhere`` (Corrida para lugar nenhum)

O roteiro do filme faz fortes críticas à chamada ´´cultura de alta perfomance``, onde o espírito de ambição e competitividade reinam de forma explícita entre  os jovens estudantes norte americanos, porém as consequências desta ´´cultura`` acabam por trazer influências nefastas, sobre os estudantes e por consequência em suas famílias.

É  lógico, que não podemos colocar em um mesmo plano a educação formal norte americana e a educação formal brasileira, há um abismo entre ambas, mas existe algo em comum entre muitos norte americanos e muitos brasileros, ou seja, o problema não é meramente cultural, social ou mesmo de filosofia educacional, antes, é uma questão da natureza humana caída (Natureza Pecaminosa), o qual manifesta-se nesta dada situação através do egocentrismo e avareza de muitos pais que desejam que seus filhos sejam os melhores alunos em suas turmas, e acabam por ´´incentivá-los`` a um desejo altamente nocivo e mesmo doentio, ou seja, os pais acabam por infundir nos filhos a ambição de serem pessoas ricas e assim se acharem também, melhores pessoas que as outras, pois maquiavelicamente se esforçaram na educação formal e por isto irão merecer aquilo pelo qual lutaram. Logicamente esta é uma visão reducionista, mentirosa e por isto mesmo antí-bíblica, mas ela impera infelizmente tanto lá como aqui.

E justamente a grande questão pontuada pelo documentário, realizado por uma mãe consciente e preocupada (Vicki Abeles), é sobre as consequências prejudiciais que toda esta ambição acarretará sobre os filhos desta geração de norte americanos, o qual é uma questão com repercussões tanto para os dias atuais, como para os dias futuros.

Contudo, alguém pode dizer.Existem coisas mais importantes para se preocupar, pois não há nada de mal, em desejar que ´´meu`` filho se de bem, seja o melhor entre todos e por fim se torne alguém rico! O grande problema, principalmente para aqueles que se dizem cristãos, ao tratarmos este assunto, é que a Bíblia Sagrada dentro da Cristologia, que atravessa o Livro Sagrado de ponta a ponta, não há nenhum incentivo aos filhos de Deus para a competição como nós a entendemos em nossos dias, mas somente a cooperação. E, não há em hipótese alguma o ensino de que se deve incentivar a busca e o desejo meramente das riquezas materiais, antes o incentivo é pela busca do Reino de Deus, que segundo Paulo não é ´´nem comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo`` (Rm.14:17). Neste ponto é bom esclarecer que, ´´É Deus quem concede e permite a riqueza, para quem Ele quiser``.

Se é desta forma, é justamente porque Deus sabe muito bem quais são as consequências de uma busca carnal para ser o melhor e o mais rico entre as pessoas. Volto a mencionar, isto é uma verdade tanto nos EUA, como no Brasil e em qualquer outro país do mundo.

Voltando para o filme, é bom frisar, que ele fala de um segmento social específico, os moradores dos subúrbios de classe média alta. Logicamente, devido a atual situação econômica norte americana e mesmo nundial, este é um grupo que não mais representa o amior contigente dos estudantes norte americanos, porém é este grupo que ainda é formador de opinião pública  e divulga as ideologias capitalistas (vias mídias de massa e digital) e por isto mesmo continua tendo o poder de influenciar muitos nos dias atuais.

Fica a pergunta. É possível ter uma escola que não incentive o consumismo, a competição, a ambição errônea em seus alunos? Sim, existe. Porém, o problema é que não apenas a escola deve trabalhar virtudes puramente cristãs, mas principalmente os pais verdadeiramente cristãos, que em casa devem, desde bem cedo, demonstrar por suas ações que é possível viver um vida digna, de cooperação, sem ambição e de comunhão com o próximo.

Pense nisto.

Abraço
Elias


Clique no Link abaixo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uma reportagem para refletir!

BARCELONA! Um estilo de jogar futebol? Uma filosofia de preparar grandes jogadores? 


BARCELONA! Os filhos das trevas, são realmente, mais prudentes que os filhos da luz?


BARCELONA! Por que preparar desde tão cedo, futuros jogadores?


Clique no Link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/videos/esporte-espetacular/v/escolinha-do-barcelona-modela-os-futuros-craques-do-time/1727391/


O Link acima nos leva até uma reportagem onde um time de futebol, talvez o mais famoso da atualidade, tem olhado para  o futuro em busca  de jogadores de futebol, com o perfil desejado pelo time.

Isto é algo público, alvo de uma reportagem da maior emissora de televisão do Brasil (Rede Globo), no programa dominical,  Esporte Espetacular.

E, o que nós como igreja, temos pensado sobre a educação das crianças nesta geração?

Elas são fontes de lucro para nossas escolas denominacionais?

Elas são fontes de lucro para nossas editoras, canais de televisão?

Elas são números para nossas estatísticas de crescimento?

Ou seja, nossa preocupação é puramente com o aqui e agora, não pensando no amanhã das crianças?  A do Barcelona é com certeza com o futuro.

Assim sendo, por estar preocupada puramente com o aqui e agora, nossa preocupação será, inconscientemente financeira? Porque,´´Conscientemente`` a do famoso time de futebol catalão primeiramente é esta. Porém que compromisso ele tem com o Evangelho? Eu e você, com certeza, temos compromisso com o Evangelho e as implicações práticas destes. O que faremos?

Até breve.
Elias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cristãos atuantes unidos por um propósito

                                                          Martinho Lutero  (1483 - 1546 )


                                                             João Calvino ( 1509 -1564 )


                                                            Robert Raikes ( 1753 -1811 )


                                                             John Wesley (  1703 - 1791 )


                                                        Dwight L. Moddy ( 1837 - 1899 )


                                                            Charles Spurgeon ( 1834 -1892 )
                                                     

                                                                 J C Ryle ( 1816 -1900 )    


                                                            C S Lewis ( 1898 - 1963 )


Você sabe dizer, qual era o  propósito que unia estes  homens em pról da expansão do Reino de Deus, além do fato de serem cristãos protestantes atuantes? Para lhe ajudar no seu raciocínio, preste atenção na última fotografia selecionada.

Abraço
Elias

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Perguntas para pensar


O meu celular começou a apresentar alguns defeitos, nem o  tal carregador universal  estava conseguindo dar um jeito, para piorar as coisas a tela escureceu de vez. Como vivemos na famosa Tríplice fronteira e minha residência localiza-se a menos de 3 Km da Ponte da Amizade, resolvi dar um ´´pulinho`` no Paraguai, para tentar resolver o probleminha. Quando cheguei na loja foi constatado que o celular não tinha mais conserto, ou melhor, para consertá-lo   tinha  que dispensar  uma quantia que daria para comprar um novo celular, resultado, voltei para o Brasil, afim de providenciar, não no mesmo dia é claro, o dinheiro para a compra de um novo celular... E, no trajeto de volta para casa, comecei  pensar.

Há dez, quinze anos atrás comunicação a distância não tinha a importância que ela tem hoje. Quando somente existiam o telefone fixo nas casas e empresas e os orelhões nas ruas, não me lembro de ficar desesperado e nem de ter tanta preocupação para poder conversar com alguém. O que aconteceu? 

Os celulares mudaram a maneira de compreendermos a noção de urgência,importância, necessidade de comunicar-nos?

Será que a enorme quantidade de celulares no mercado foi o fator mais importante para as mudanças comportamentais, com relação a maneira como nos comunicamos?

Será que conseguiríamos viver novamente sem ter a necessidade de usar tanto o celular para comunicarmos?

Se o celular tem realmente influenciado e por isto mesmo modificado as pessoas com relação a maneira como se comunicam, não será verdade que outros meios de comunicação também estejam influenciando o nosso comportamento e nossa maneira de compreendermos a nossa realidade ? Pense...Mas por favor, pense mesmo.

·         A Televisão ou o aparelho televisor  condiciona os meus instintos e sentidos?
·         O computador afeta-me em alguma área da minha vida?
·         O video - game faz-me pensar e vivenciar, de maneira nova, o que é o brincar?
·         A internet está alterando o conceito ´´privacidade``, ´´intimidade`` entre outros?
·        Os meios de comunicação de massa e digital estão me possibilitando uma reflexão mais profunda?
·    No que diz respeito ao viver e transmitir o Evangelho de Jesus Cristo nos dias atuais, como os meios de comunicação de massa e digital tem me ajudado?

Atenciosamente
Elias