sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!!!

Que em 2011, todos nós, possamos nos conscientizar, refletir e verdadeiramente discernir, sobre o que é:
Ser um seguidor e;
Ser um amigo
Afinal, que  em 2011 saibamos usar as ferramentas das  mídias digitais (redes de busca, e-mails, rede sociais, MSN) com sabedoria bíblica e criticidade autêntica.


     Kyrie Eleison remas. (Senhor tem misericórdia nós)
     Abraço
     Elias


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É NATAL !!! ( Virtual ou Concreto? )

Natal fala da encarnação do Verbo (Jo.1:1), como dizem alguns exegetas, Deus se  tabernacularizando ou mesmo montando sua tenda entre nós.

O seu objetivo central foi o de trazer salvação para todos o seres  humanos, a fim de trazer-lhes de volta a vida (Jo.3:16; Ef.2:01), pois todos haviam se extraviado e juntamente se tornado inúteis (Sl.14:03;Rm.3:11-12).

A forma como isto  se tornou possível, foi através da manifestação concreta, física, palpável de Deus em nosso meio ´´... eis que a virgem conceberá e dará aluz um filho e lhe chamará Emanuel``(Is.7:14;Mt.1:23).

Jesus não foi um fantasma como ensiram alguns gnósticos (docetistas), ele foi alguém, que SEM pecado e gerado de forma sobrenatural ´´ ...não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo`` (Mt.1:20),  assumiu a corporeidade  humana e agiu de forma palpável em nosso mundo. Jesus não foi um avatar, um holograma. Não,  Ele enquanto esteve aqui, foi alguém fisiológica e anatomicamente como eu e você, mas realmente e totalmente sem pecado.

Isto traz implicações concernente há muitas questões, mas principalmente em  relação a dois aspectos fundamentais dentro do Cristianismo. Um  na forma como se deve  pensar e executar a evangelização em nosso mundo; e outro, como se  deve entender e viver a comunhão entre os filhos de Deus.

Quais são tais implicações? Quero deixar  que você use os seus neurônios e chegue a resposta. Pois, através de tudo o que tem sido escrito até aqui neste blog, acredito existir informações suficientes para você alcançar tal resposta.

Feliz Natal!

Abraço
Elias

 


sábado, 18 de dezembro de 2010

Máquinas fabricam máquinas!

Máquinas fabricam máquinas! Nunca será possível, uma máquina construir um ser humano,  isso jamais. O que as pessoas assistiram em A.I.(Inteligência Artificial) e O Homem Bi-Centenário, é ficção científica, não existe e  é impossível algo semelhante ao visto nestes dois filmes. Tudo o que, por exemplo, um robô de aparência idêntica a humana  pode fazer,  é algo determinado previamente, por meio de dados programados e inseridos nele por uma mente humana, algo diferente do que acontece com o ser humano.

 O ser humano tem características que o tornam totalmente diferente de uma máquina. Preste atenção: o ser humano não é oposto a uma máquina, é completamente  diferente.  Ele possui sentimentos livres (o que o torna imprevisível), que nascem de uma subjetividade não corpórea, imaterial. Isto é totalmente impossível às máquinas, mesmo  digitais, pois são criadas a partir de materiais frios, sem subjetividade alguma. E mais, elas são totalmente desenvolvidas a partir de dados abstratos, puramente matemáticos, sendo assim,  apenas máquinas determinadas para um propósito.
  
Contudo, o ser humano em sua ligação com aquilo que o cerca acaba sendo  modificado em suas características subjetivas ( memória, sentimento, pensamento), comportamentais e sociais. Isto não significa que o ser humano é, obrigatoriamente, moldado a partir de sua ligação com todas as influências materiais externas, mas o que acontece é que ele pode ser condicionado por instrumentos teleológicos, que devido a maneira inconsciente como  muitas  pessoas lidam com as máquinas, quer sejam elas mecânicas ou digitais, acabam sendo levadas a agirem de determinada forma,  para o bem ou para o mal.

Li recentemente,  que os alemães gastam em média 8 horas por dia na utilização dos meios de comunicação de massa e digital. Sendo 3 horas e 40 minutos gastos  com televisão, 3 horas com rádio, 50 minutos para outros dispositivos de som e 70 minutos na internet. Entretanto, como a pesquisa concentrou-se na média, é possível dizer que exista um   número de pessoas que gastem menos ou até mais tempo na utilização destas máquinas (Buddemeir,p.11-12,2010). Nós brasileiros, não devemos estar muito distantes das estatísticas germânicas, por isto não devemos negligenciar a influência destes meios sobre  nossas vidas.

A seguir,  colocarei algumas influências negativas, que ajudarão o leitor prestar mais atenção em sua ligação com as máquinas, principalmente as digitais. Pois, elas estão sendo mães e pais do novo ser humano, o qual chamo  de Homem Máquina.

Características do Homem Máquina:
É embrutecido na sua sensibilidade tátil, coordenação motora fina e artística: O ser humano tem sido transformado em ´´ Homem máquina`` desde  a mais tenra idade, inclusive  na escola e  pelo acesso  aos computadores e jogos eletrônicos. Em vez, das crianças, por exemplo,  terem contato com o giz de cera, pincel, lápis de cor, o qual lhes permitem a percepção sensorial tátil com produtos de diferentes origens e  que     exercitam a  cordenação motora fina sobre o papel,  elas estão sendo educadas de forma grosseira pela movimentação do ´´mouse`` o qual, como colocado anteriormente, produz um  embrutecimento da sensibilidade tátil (e visual) e da coordenação motora. Ainda, canaliza as crianças para uma falta da possibilidade de criar algo novo, verdadeiramente artístico, através da mistura das cores, quer sejam as básicas ou não, e pela aventura de direcionar os instrumentos de desenho e pintura... Que por mais evoluido que seja, o computador é programado até um determinado limite, algo diferente quando utiliza-se  um instrumento concreto. Quanto aos jogos eletrônicos, é bom frisar que as próprias indústrias tem se preocupado com a restrição de movimentos que os jogos de vídeo games mais ´´antigos``  impoem às ´´crianças``, por isto mesmo estão desenvolvendo tecnologias para ampliar a movimentação dos jogadores. Mas eu não sei, se isto é realmente para o bem dos jogadores ou para um maior poder de condicionamento dos mesmos, porém o fato é ,que até mesmo as indústrias tem conhecimento de questões básicas, como esta que citamos. Isto é deveras preocupante!

Pensa de forma cada vez mais restrita, ou mesmo não pensa: Segundo o professor Valdemar Setzer (USP),´´ jamais  deveria ser  dito que um computador pensa: o que ele faz é simular pensamentos restritos, colocados dentro dele. O computador possui facilidades que para os mais experts em trabalhar com ele, acaba por simplificar em muito, algumas das atividades realizadas nele. Como o ser humano incorpora todas as situações de aprendizagens pelas quais passa, ele acredita que tudo pode ser  feito de maneira resumida, restrita...  Inclusive  pode  afetar o pensamento das pessoas, que passam a  se cansar  por terem que prestar atenção em discursos mais longos, ao terem que pensar de maneira mais detalhada em conversas, reuniões, debates e outros. Ainda existem as influências perniciosas das salas de bate-papo virtuais, quando as pessoas passam a se comunicar com ´´desenhos`` emoticons, etc, além de desenvolverem diálogos mais curtos, sem nenhuma profundidade  e isto é, infelizmente uma forma de restringir o pensamento das pessoas, sem elas perceberem.

Enfim, uma das atividades interiores mais nobres do ser humano é o pensar  e como apontei no enunciado deste tópico, uma outra característica que advêm da ligação do ser humano com as máquinas, em especial o computador, é que as pessoas estão deixando de pensar, acesse em http://midiaeclesia.blogspot.com/2010/11/onde-as-tecnologias-alcancam-alma.html  e veja como caracterizo o pensar. O  computador é uma máquina que não pensa, pois é  sintática, que combina símbolos seguindo regras predeterminadas, ou seja,  ele não  associa significado aos dados, simplesmente segue cegamente o que é para ser feito, diferentemente do ser humano que associa significado, semântica ao que observa e pensa. É importante lembrar, segundo Setzer que ´´Programas não são suficientes para atribuir mentes a computadores``.

O computador não recorda, não analisa de forma indutiva ou dedutiva, não imagina de forma fantasiosa, não avalia, não critica entre outras atividades do pensar genuinamente humano,  portanto não exerce todas as atividades contidas nele.  Porém, infelizmente muitos seres humanos estão preferindo não pensar, ou melhor, estão cada dia pensando menos em sua totalidade;  trocam a memória  pelos arquivos da ´´memória`` do computador, do pen drive, das redes sociais;  não analisam mentalmente aquilo que é útil ou não para suas atividades, antes  preferem deixar tudo por conta dos sites de busca e  usam apenas o Ctrl+C e Ctrl+V; não procuram ser mais criativos, preferindo   seguir  as regras predeterminadas dos programas de computadores; não usam a criatividade para fazer um cartão de natal, de aniversário, preferem usar os cartões digitais e muito mais.

Tem se tornando cada vez mais antissociável: O computador, o vídeo-game são máquinas deterministas , ou seja, totalmente previsíveis (quando funcionam direito), as pessoas não. Isto tem uma grande implicação na área das relações sociais, que tornam as pessoas mais intransigentes umas com as outras, pois elas esperam que os outros ajam de uma forma, porém como eles não são programados matematicamente, acabam por  agir de outra maneira diferente, o qual resulta em irritação. Isso acontece porque elas não entendem que o ser humano verdadeiro é livre, por isto mesmo imprevisível. Na verdade, quando espero que o outro se comporte da maneira que eu quero, estou sendo egoísta e manipulador. Isto é algo muito interessante, se analisarmos a partir da visão de mundo  atrelada as tecnologias digitais, que estão impregnadas da pós-modernidade, ou seja, uma das características  da sociedade em rede é  a liberdade de opinião, o relativismo, isto é, cada um na sua. Contudo, fenomenologicamente falando, o que acontece quando o ser humano, passa a ter contato com tais máquinas?  Eles se tornam totalmente inflexíveis, manipuladores, isto acontece devido as características inerentes às máquinas, as quais a maioria das pessoas ignoram. E esta inconsciência é uma porta aberta para influências exteriores adentrarem ao ser humano e o transformarem, sem que o mesmo perceba isto.

É Consumista: Outra característica que o ser humano atual tem desenvolvido a partir de sua ligação com às máquinas é o consumismo. É inquestionável que através dos conteúdos transmitido pelas máquinas, aqui me refiro principalmente a televisão e ao computador, o consumismo tem aumentado exponencialmente, é comprovado que tais aparelhos acabam sendo meios de condicionamento das pessoas, justamente para que elas consumam mais,  ver http://midiaeclesia.blogspot.com/2010/12/para-onde-seducao-do-consumismo-nos.html

Aceleração: A partir da Revolução Industrial, o ser humano foi sendo beneficiado com máquinas que diminuiram o tempo que era gasto para realizar determinada tarefa.  Chegamos a um momento histórico, o que antes levavam meses para deslocar por terra ou mar,  agora se faz em poucas horas através do avião, correspondências que demoravam a chegar, hoje apenas com um clique,  a mensagem chega quase que simultaneamente ao outro lado do mundo através do e-mail. Um simples toque no interruptor em questão de centésimos de segundos já temos uma lâmpada acesa, pratos já estão aquecidos ou totalmente preparados através do microondas( se possível, não use esta máquina). Enfim, vivemos uma época chamada a Era do fast-food, onde tudo acontece rápido, isto é muito perigoso...  Quando somos sensatos, até  o corpo humano tem seu ritmo ( ritmo cicardiano) que não atrasa  nem adianta e mesmo a aprendizagem tem seu tempo certo,   porém devido esta aceleração pelo qual o ser humano tem passado, ele acha natural apressar o aprendizado, algo que é totalmente prejudicial, pois tanto o corpo quanto as faculdades psiquicas humanas tem seu tempo certo para aprender. Logo, é totalmente inconcebível que uma criança seja precocemente introduzida na musculação, assim como ser alfabetizada em uma idade inadequada, ou melhor, antes dos seis anos e meio,  pois tanto a musculação como a alfabetização precoce não são adequadas nem para o corpo infantil muito menos para a maturidade psicológica da criança. Entretanto, como a moda é ser precoce, que Deus tenha misericórdia das nossas crianças...  

É fortemente Massificado: Os aparelhos de mídia, que são as máquinas que o ser humano atual mais utiliza e procura, tem sido utilizadas como meio de incultir uma mesma vontade, um mesmo sentir,  um mesmo pensamento, uma mesma ideologia nas pessoas, gerando assim, uma massificação , ou seja uma situação em que  o ser humano perde a  liberdade e sua autonomia é negada, passando a repetir  idéias inertes e vontades que não  são as suas próprias. O problema não é que a massificação torne o ser humano em um consumista  apenas, ela faz com que ele não emita uma opinião própria, aceite passivamente o que a maioria diz sobre o que é certo e não perceba os malefícios das ideologias humanas.   Outra incoerência da sociedade impregnada pelas tecnologias digitais e pela Pós-modernidade, onde a cosmovisão inerente a estes dois lados da mesma moeda  é a ´´sociedade em rede``,  prega que a internet  veio para fortalecer a opinião de cada um e assim  incentivar uma pluralidade de opiniões. Em detrimento à sociedade dirigida pelos meios de comunicação de massa ( Jornais, Revistas, Televisão, Rádio), é interessante lembrar que a cada eleição, a internet é muito utilizada  justamente para que uma única opinião se torne hegemônica, majoritária, porém quando muito, encontram-se duas idéias se confrontando e ao fim somente uma prevalece.  Assim, a massificação continua sutilmente se apoderando das mentes das pessoas.

Limitado: As máquinas, principalmente as digitais, estão limitando ao máximo as ações humanas. Contudo, o pior é que apesar de limitar ou mesmo extinguir determinadas ações, o ser humano não tem aproveitado de forma útil seu tempo livre.  Atualmente, as máquinas  estão limitando a vida social em família, entre amigos, entre colegas de escola, entre fiéis das igrejas, limita o tempo para as pessoas entrarem em contato com a natureza (contemplar o pôr do sol, amanhecer, flores, animais, paisagens encantadoras e muito mais), teem  limitado o simples ato de se levantar preferindo o uso de controles remotos, limitando a arte de cozinhar e você pode  acrescentar esta lista, que a cada dia aumenta mais.

Inconsciente:  A falta de consciência ou a inconsciência sobre o que acontece, na verdade não é uma consequência do uso das tecnologias digitais. Como já mencionei acima, ela é a base em que as máquinas influenciam as pessoas. Certamente,  elas podem aumentar a inconsciência das pessoas, porém quando as influências negativas das tecnologias chegam, não há mais consciência nelas,  pois se houvesse, com certeza, não seriam manipuladas.

Kyrie Eleison remas. (Senhor tem misericórdia nós)

Abraço
Elias

Bibliografia
Buddeimer,Heinz. Jogos eletrônicos e realidade virtual (Desafio ao bo senso na educação), São Paulo; Ed. AD VERBUM; 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

As Mídias de telas e a destruição da criatividade (Textos Pedagógicos)


Introdução

Neste breve artigo, discorrerei sobre a influência das mídias de telas sobre as pessoas, notoriamente as crianças, discorrendo sobre os malefícios de tais mídias para a criatividade humana. No primeiro tópico, além de definir criatividade e fantasia, escrevo sobre como as brincadeiras e brinquedos antigos que estimulavam a criatividade. No segundo tópico, a partir de perguntas rápidas e objetivas, serão apontados quais  os brinquedos e brincadeiras que desenvolvem a criatividade e como os livros podem cooperar para o desenvolvimento da mesma, quais  os brinquedos que inibem e mesmo chegam a matar a criatividade e como  a escola pode incentivar a criatividade das crianças. Concluo convidando pais e escolas a educarem nossas crianças para tornarem-se adultos criativos

Os aparelhos de comunicação que usam telas e a criatividade

Os aparelhos de comunicação que usam telas, tais como: televisão, computador e jogos eletrônicos,  tem tomado cada dia mais, parte da vida das pessoas. Creio ser importante esclarecer que um das influências mais negativas dos mesmos está no fato de prejudicarem a criatividade das pessoas, principalmente das crianças, fase fundamental no desenvolvimento humano.

Para explicar o que é criatividade, iniciarei com a definição de Domenico de Masi, que definiu criatividade como (Fantasia + Concretividade = Criatividade).  Fantasia é algo inerente a todas as crianças, principalmente aquelas que não brincam com jogos eletrônicos ou assistem televisão.

A palavra fantasia, vem do grego phantasía,  significa concepção da imaginação, criação imaginativa, sonho, devaneio, idéia. Steve Job, Presidente da Aplle, disse para um grupo de formandos: ´´Stay fuggy``, ou seja,  permaneçam bobinhos, não sejam adultos rígidos sem alguns aspectos da infâncias e um dos mais importantes aspectos da infância que o ser humano deve levar  é a criatividade, pois através dela,  ele consegue ter mais maleabilidade,  liberdade para pensar e realizar o que precisa no seu dia a dia.


As crianças em nossos dias, tanto  no lar  como nas  escolas, estão sendo castradas em sua fantasia, através de tarefas, brinquedos e brincadeiras que não  despertam e nem conduzem para a criatividade . Na verdade, temos que reconhecer que não estamos sabendo educar e ensinar nossas crianças para a criatividade embora, elas há trinta, quarenta anos atrás não possuissem os jogos e brinquedos tecnológicos dos dias atuais, usavam tanto a fantasia como a concretividade, ou seja a criatividade para brincar e assim construir um alicerce para o desenvolvimento de um adulto criativo. As crianças,  por exemplo, tinham  que pensar e construir pipas, pensar e construir carrinhos de lata de óleo, carrinhos de rolimã ou rolemã, pensar e construir balanços, além de usar a imaginação para que um cabo de vassoura fosse transformado em cavalo do Zorro,  prendedores de roupa em soldados, varais em suporte para a construção de tendas, toalhas em capa de Mosqueteiros e etc... E tudo isto, sem que a maioria dos pais e crianças soubessem que estavam cooperando para um desenvolvimento intelectual saudável.

Algumas perguntas

Portanto, como devem ser os brinquedos adequados para as crianças desenvolverem a sua criatividade?
Os brinquedos de crianças devem ser rústicos e robustos.

Por quê?

Porque o brinquedo infantil deve promover imaginação, criatividade, sociabilidade, experimento de percepção sensorial e coordenação motora fina e grossa.  Assim,  o  brinquedo deve ser sempre um incentivo e não um produto acabado. Pense nisto antes de comprar um brinquedo para uma criança.

Qual será uma outra forma de despertar e desenvolver a criatividade na criança?

É importante despertar as crianças para a leitura.

Por que?

Porque a leitura promove a aquisição de inúmeras informações, muito úteis para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, também possibilita um desenvolvimento harmônico dentro das faixas etárias.

Quais tipos de  livros devem ser lidos?

Os tipos de  livros devem ser aqueles adequados a cada faixa etária. De 0 aos 4-5anos, as histórias devem ser muito simples e  ilustrações  as mais realistas possíveis, nada daqueles estereótipos terríveis que existem em alguns livros e desenhos animados  na televisão.

A partir dos 6-7 anos até os 10-11 anos as crianças devem iniciar a ler fábulas mais longas, aventuras, histórias de heróis e principalmente as leituras da Bíblia relacionadas a História da criação, da queda, do dilúvio, Povo de Israel, os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos.

A partir da  pré - adolescência todos os livros da Bíblia devem ser lidos , assim como os  romances, aventuras mais rebuscadas e contos.  E,  a partir dos 15-16 anos devem ser lidos livros mais  técnicos, filosóficos, de um conteúdo mais abstrato.

Quais são os brinquedos que impedem ou inibem a  criatividade?
Brinquedos elétricos, eletrônicos, bonecos (as) de plásticos, todos feitos de materiais sintéticos,sem vida.

O  que mata a fantasia e a criatividade das crianças?
Aparelhos com tela ( vídeo-games, televisão, computador). Pois elas não são imagens paradas, como dos quadros de pinturas e ainda quando a tela exibe uma imagem, principalmente com animação, não há possibilidade de imaginar mais nada.

Como a escola deveria incentivar a criatividade?
Primeiramente, é bom esclarecer como a escola não incentiva a imaginação e nem a criatividade, caso honrosas excessões. Isto ela faz quando dar ênfase  ao ensino  excessivamente abstrato, dirigido apenas  para o intelecto. Por exemplo, quando um(a) professor(a) faz a clássica pergunta ´´ O que é uma ilha?``, temos a resposta clássica: ´´É um pedaço de terra, cercado de agua por todos os lados``. Isto não é nada mais que um assassinato do que de fato é uma ilha, é uma resposta pobre, sem imaginação ou criatividade alguma.

Portanto, como a escola deve incentivar a criatividade?

Trabalhando com artes ( esculturas em gesso, esculpir madeira, tricotar, canto coral, pinturas, etc...)
Produção e recitação de Poemas
Despertando a vontade por realizar algo útil (Projetos)
Contação de  histórias adequadas a idade;
Teatros e dramatizações;
Canções;
Desenhos livres;
Brincadeiras ao ar livre, com brinquedos rústicos, robustos, que desenvolvam a cooperação e não a competição.

Conclusão

Que todos pais e educadores sensatos, saibam incentivar e possam  educar  seus filhos e alunos afim de serem pessoas criativas.  Mesmo que no início possa existir alguma resistência, isto deve ser esperado vindo das crianças e adolescentes, que já estão acostumadas com tudo pronto e acabado, mas quando elas perceberem a  alegria de brincar à maneira ´´antiga`` e mais tarde sentirem os benefícios desta educação,  com certeza agradecerão,   à´´moda antiga``,  pois elas, com o passar dos anos, não serão adultos rígidos e impossibilitados de cooperarem de forma criativa, nova, dinâmica  para o meio social onde estarão vivendo!

Abraço
Elias

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Levantamento sobre a TV

Existem alguns exercícios que proporcionam uma melhor compreensão dos efeitos da televisão sobre as pessoas. Procure executá-los, e assim veja e perceba como a televisão realmente se não assistida conscientemente (isto será possível?), em estado de alerta ( esta é uma luta renhida), pode conduzir as pessoas para à inconsciência e a outras influências negativas.

  • Tentar pensar no que está sendo transmitido (pensar em cada imagem, associar essa imagem com outros pensamentos, prestar atenção nas palavras ditas e raciocinar sobre as mesmas, etc.; verificar quanto tempo leva para se sentir cansaço mental)

  • Qual o aspecto do rosto de alguém que está assistindo TV?

  • Quantas mudanças de imagem ocorrem por minuto (mudança de plano, zoom, surgimento de caracteres, colocação de música ao fundo, mudança de cenário, etc.) -- verificar com alguns programas diferentes.

  • Assistir  a um telejornal com mais alguém, sem dizer-lhe nada antes, contar quantas notícias terão sido transmitidas e pedir depois a essa pessoa para dizer que notícias ela lembra e se possível, contar quantas foram.

Abraço
Elias

domingo, 12 de dezembro de 2010

Curiosidades sobre a tecnologia (Textos Pedagógicos)


As tecnologias acompanham o ser humano desde os tempos mais remotos. Caracterizo tecnologia, como toda invenção humana  com um propósito definido, quer seja ela um objeto concreto ou uma atividade intelectual que permite ao ser humano melhor interação social  e facilidades nas diferentes situações no seu dia a dia. Isto é, a tecnologia é uma realização humana, pragmática, teleológica e social.

Desta  forma, a tecnologia está atrelada tanto a ferramentas, instrumentos, máquinas, construções,  utensílios,  como ao alfabeto, matemática, oratória, retórica,  filosofia, estilos literários, artísticos , etc...

Por mais rudimentar que possa parecer a invenção humana, como por exemplo, uma alavanca, uma machadinha de pedra, uma roupagem de folhas ou mesmo peles de animais,  gravetos  de madeira sendo esfregados para se obter fogo, tudo isto é tecnologia.  Pois, está impregnado de realização racional e empírica  humana, de funções pragmáticas, de finalidades e facilitações para o relacionamento interpessoal. 

Após esta rápida introdução, será apresentado neste primeiro artigo relacionado a ´´curiosidades sobre a tecnologia``, como o A-E-I-O-U,  chegou a ser organizado nesta ordem. Afinal, quem inventou  a  história de que esta é  a ordem ´´natural`` das vogais ?

É bom frisar,  que tanto as letras de caráter fonético, assim como o alfabeto originado a partir destas letras, foram  uma das mais importantes e modificadoras tecnologias surgidas na História da Humanidade. Marshal Mcluhan, afirmou sobre a escrita fonética: ´´ A separação única que introduzem entre o som e a visão, de um lado, e o conteúdo verbal e semântico, de outro, os transformaram na mais radical das tecnologias, no sentido da tradução e homogeneização das culturas. Todas as demais formas de escrita sempre serviram a uma única cultura, bem como a distingui-las de outras. Só as letras fonéticas podiam traduzir, ainda que grosseiramente, os sons de qualquer língua para um só e mesmo código visual.``(Mcluhan, p.106, 2005) assim sendo, Mcluhan, ainda esclarece que ´´ o alfabeto fonético, com apenas poucos sinais, pode abranger todas as línguas. Tal realização, no entanto, implicou na separação de ambos os signos, oral e visual, de seus significados semânticos e emocionais. Nenhum sistema de escrita jamais havia realizado um tal efeito.``(Mcluhan,p.107,2005)

Tendo suscintamente abordado a relevância da escrita fonética, não será possível descrever como cada letra do alfabeto chegou até nós neste momento, tanto vogais como consoantes, em outro artigo será trabalhado este interessante assunto, agora portanto, cabe descobrir como as vogais fonéticas que conhecemos hoje adquiriram sua organização.

Nos meados  do século XV, Frederico III , de Habsburgo foi coroado imperador germânico na cidade de Roma, em 1452. Na verdade, esta era somente uma coroação para manter as tradições antigas, muito respeitadas naquele período, pois na verdade seu poder nos limites de suas terras, estava abalado por disputas familiares  e o império estava muito fracionado em incontáveis interesses particulares. Antes, ainda como duque, ele havia inventado, com as vogais do alfabeto o signo A.E.I.O.U, que ele próprio interpretava indicando a vocação universal da Aústria (Por acaso, isto nos faz lembrar de um outro austríaco da primeira metade do século vinte). O A.E.I.O.U do duque Frederico  III significava,´´ Austriae Est Imperare Orbi Universo, ou Alles Erdreich Ist Oesterreich Untertan ( Todo Reino da Terra está subordinado à Austria). 

Após retirar-se de Viena e  se dirigir  à Linz para passar seus últimos dias, mandou cinzelar estas cinco letras no brasão, acima do portão do castelo.

Assim surgiu a sistematização, a organização do  nosso  A-E-I-O-U, através de um Estadista e não de um Educador - Alfabetizador!

Abraço
Elias

Bibliografia
Mcluhan, Marshal : Os meios de comunicação como mediações humanas, São Paulo,Ed. Pensamento Cultrix. 2005
Baur,Alfred: O sentido da Palavra: No princípio era o verbo, São Paulo,Ed. Antroposófica. 2004