terça-feira, 30 de novembro de 2010

As condutas da Igreja Evangélica frente aos Meios de Comunicação e muitas perguntas...

Nos dias atuais, geralmente a maioria das igrejas brasileiras, tem demonstrado entusiasmo pelos benefícios    (Evangelismo, Ensino, Divulgação, Administração) que os meios de comunicação de massa e digital trazem a elas. Com exceção de algumas,  como por exemplo a Congregação Cristã no Brasil, mas se dermos uma pesquisada na internet, aqui e acolá  ao menos oficiosamente, ela também tem se mostrado ´´seduzida`` pelos novos meios de comunicação. 

Mas nem sempre foi assim, a princípio as igrejas expressaram muitos temores e resistências a respeito dos meios de comunicação de massa, e os combateram geralmente com:
  • críticas paternalistas : Quem tinha autoridade para transmitir a mensagem eram as pessoas e principalmente os ministros e não uma máquina, uma caixa;
  • críticas autoritárias: Os fiéis não tinham o direito de saber o que era certo ou errado sobre os meios, eles tinham que obedecer sem questionamentos;
  •  e críticas  pré – conceituosas : Os meios de comunicação  eram caixas do diabo, imagens que contaminavam o templo de Deus (Ez 8:12 ) você se lembra deste argumento?, voz do diabo, etc...).
A abertura no entanto desta relação inicialmente conflituosa foi lenta e gradual.Ela se deu a partir da liberação e utilização do rádio,  e depois, bem depois,  com a utilização da televisão aos poucos para a divulgação do evangelho. Com a chegada da internet, o que era feito a passos largos e lentos, começou a ser feito a passos curtos e ligeiros, e por isto com mais probabilidade de tropeços.

Os filhos das trevas ´´infelizmente`` são mais prudentes do que os filhos da luz. Pois,  ao ter acesso a comer  mel, quando estava somente acostumada ao açucar mascavo, a igreja evangélica acabou por se lambuzar todinha.

A posição atual da igreja evangélica brasileira  como instituição, pode ser exemplificado com a decisão da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil) quando da reunião ordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio ocorrida entre 22 e 23 de março de 2010 em Barueri- SP,  onde os pastores da igreja  foram incentivados ao uso dos atuais meios de comunicação com as seguintes palavra, “Devemos usar esses instrumentos da vida moderna para levarmos a Palavra de Deus. Há cidades em que um missionário não pode entrar, mas as pessoas dessas mesmas cidades têm da IPB. acesso ao mundo virtual. Ou seja, podemos chegar até eles, sim”, comemorou o reverendo que finalizou afirmando a todos que precisamos tomar posse do “dom da mídia”.

A questão não é se  a igreja deve ou não utilizar os meios, mas deve ser a seguinte. Será  que a igreja para utilizar qualquer meio de comunicação não  deve estudar a fundo o quanto este meio altera, influencia a mensagem que será levada e quais são as possíveis  mudanças de pensamento e comportamento que tais meios podem trazer para e nas pessoas? E isto, requer um estudo que em hipótese alguma é rápido, antes é bem demorado.

 Não devemos pensar unicamente nas vantagens pragmáticas, financeiras, que tais meios podem trazer, mas sim, como eles  se relacionam com os propósitos imutáveis da Palavra de Deus.       

A obra missionária e de evangelização, com certeza precisa de dinheiro, não sou ingênuo a ponto de negligenciar isto. Mas será que para economizarmos dinheiro através da utilização da internet, estariamos realmente  cumprindo integralmente o Ide?  E a televisão, será que os altos custos de produção e manutenção de horário nas redes de televisão é realmente tão vantajoso para a expansão do Reino de Deus?  Quantos missionários poderiam ser enviados?  Quantas pequenas e médias igrejas poderiam ser construidas?  Quantas pessoas poderiam ser alcançadas com escolas, hospitais, orfanatos, asilos, com o dinheiro que é direcionado para a emissoras de televisão? O interesse ao entrarmos com tudo no mundo televisivo, será realmente o de expandir o Reino de Deus ou será somente para divulgar o nome da denominação e assim fortalecê-la politicamente ?

Quando  por exemplo a Bíblia diz,  que Jesus  Cristo ´´ se fez carne`` isto não tem nenhum significado para a evangelização?

Quando a Biblia diz que Jesus percorria, andava, por toda a Terra Santa, será que isto é somente uma metáfora?

 Quando a Bíblia diz que Cristo tocou, estendeu suas mãos, olhou ´´fisicamente`` para as pessoas, isto não tem nenhuma aplicação prática,  para a igreja em nossos dias? Você sabe me dizer qual a diferença entre olharmos com os olhos físicos e visualizarmos algo  através de uma tela?

 Quando a Bíblia diz que Jesus veio ´´na Plenitude dos Tempos``, isto não nos revela nada? Ou seja, a Plenitude dos Tempos,  o momento histórico que Deus escolheu para se tornar em sua totalidade Emanuel – Deus conosco, não nos ensina nada?

Por que Deus não escolheu o século XXI para ser a plenitude dos tempos?

Afinal Ele é o Senhor do Tempo, tanto Kairós, como Cronos, ele poderia caso quisesse,  fazer isto, mas não o fez. Ele não escolheu o tempo do mundo virtual para chegar fisicamente até nós, Ele escolheu o tempo do mundo físico, concreto, e isto não nos ensina nada?

Abraço
Elias

Bibliografia
VALLE,Carlos A. Comunicacion y Mission – En el laberinto de la globalizacion,São Leopoldo, Ed.Sinodal,2002.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cada meio, um padrão.Didática e o uso de alguns meios de comunicação no processo ensino-aprendizagem


 (TEXTOS PEDAGÓGICOS)

Todos aqueles que amam ensinar e procuram se esmerar nesta tão bela arte e ciência, devem procurar sempre aperfeiçoar seus métodos didáticos, para assim levar da melhor maneira possível os conteùdos a serem transmitidos para seus alunos.

Duas questões direta e indiretamente citadas no parágrafo anterior, devem ser melhor esclarecidas, para podermos seguir adiante.

Primeiro, o conteúdo é parte fundamental dentro do processo ensino-aprendizagem, é algo que o Professor deve dominar para transmitir convicção na sua transmissão e também o respeito daqueles que o acompanham.

Segundo, a forma (métodos didáticos) embora não muito respeitada, é com certeza  fator impreenscindível para a transmissão, assim  como para a apreensão do conteúdo ensinado.

Assim sendo, embora o conteúdo seja o principal e a forma tenha um aspecto aparentemente secundário, não há como negar, que se a forma for defeituosa, manchada, com certeza o conteúdo  não será bem assimilado, compreendido pelos alunos.

Como alguém já disse;´´ Procure dar leite em  um copo todo sujo para alguém, com certeza  a reação  daquele que irá beber o leite, não será das melhores``, da mesma  maneira  é o conteúdo saúdavel,  sendo apresentado em uma forma toda atrapalhada, desagradável.

O Prof. José Carlos A. Cintra (USP – SÃO CARLOS), nos aponta em seu pequeno livro ´´Didática e oratória com data-show``, como um conteúdo atrelado a uma forma adequada, pode trazer melhores resultados tanto para o ensino como para a aprendizagem.

Ele enfatiza que cada meio possui um padrão ´´ O que funciona bem na mídia livro não serve para a mídia TV, pois cada mídia tem seu padrão próprio,(...) O padrão de uma não serve como padrão de outra.``(CINTRA,p.21.2008)

Desta forma, quero apresentar alguns meios e as formas  adequadas e não adequadas a eles, e assim deixar o  mais nítido possível,   qual é  a melhor maneira de apresentar os conteúdos  através destes meios. 

LOUSA
Através deste meio, um dos mais antigos, mas talvez o mais didático de todos no mundo pedagógico,  o conteúdo deve ser apresentado  passo a passo. Nada deve ser apresentado de uma única vez,  o professor não deve encher  toda a lousa, com quantidade enorme de dados e  informações,  antes   cada informação deve ser apresentada através  de definições, caracterizações, desenhos, gráficos, fórmulas, etc...  Através deste meio e seguindo o padrão correto ,  o professor  prova  dominar o conteúdo a ser ministrado, ele é portanto a  figura principal e não coadjuvante dentro do processo ensino-apendizagem.

RETROPROJETOR
Antes do retroprojetor poderia ser mencionado o Projetor de Slides, mas este é um meio que a muito já caiu em desuso, e principalmente aqueles que tem menos de 20 anos, não sabem o que é o tal ´´Projetor de Slides``.

O Retroprojetor por sua vez, aqui e ali ainda continua sendo usado em algumas aulas e palestras. Ele para ser usado de forma correta  não pode conter uma enorme quantidade de informações. Antes,  ele deve ser usado  através  da apresentação de tópicos e a cada assunto trabalhado, deveria ser desligado, para o aprofundamento do tópico em questão, caso não se desligue o aparelho, seria interessante colocar uma folha cobrindo o tópico já  trabalhado. Algo importante a ser ressaltado na utilização do retroprojetor,  é que o apresentador não deve ficar voltado para a tela, onde está projetado o conteúdo, pois assim ele nem verá o público  e assim perderá o contato com o mesmo, algo inadimisspivel para um educador.

Por fim o  Retroprojetor pode ser usado ainda  de forma correta, utilizando-o  com fotos, quadros de pintura a fim de enriquecer o conteúdo transmitido.

DATA-SHOW
É importante frisar que a maioria daqueles que utilizam o DATA-SHOW como instrumento de ensino, o fazem de tal forma que ´´ele`` o aparelho se torne o ator principal da apresentação dos conteúdos, como isto se dá?

Primeiramente, alguns  ainda teimam em escurecer tudo na hora da apresentação, em sala de aula isto é muito comum,  e podesse dizer ainda , que  a muitos que enchem o projeção do DATA-SHOW  de conteúdos escritos,  até mesmo parece  que uma página de um livro foi todo copiado para ser projetado.

O Prof. Cintra coloca que existem ainda aqueles que constroem tais Slides poluídos, com informação em excesso, congestinamento de texto, e fontes e imagens miúdas, acabam por se tornar:

  • Reféns da projeção, pois parece que ele (apresentador) só domina o que está na tela e não o conteúdo que ele  deveria  dominar dentro de si;
  • Leitores inconvinientes, pois se a maior parte do conteúdo está projetado na tela e você somente está lendo, na verdade o apresentador está dando uma de papagaio, e pior desrespeitando a inteligência dos ouvintes que sabem ler muito bem o que está projetado.
  • Apresentadores que não  revelam se dominam ou não o assunto  da aula ou palestra, pois se ele mais leu do que explicou, aprofundou,  os ouvintes  sairão da aula ou palestra perguntando se ele realmente sabia do que estava falando ou se somente leu o que estava escrito.
Esta forma de apresentação com a utilização do DATA-SHOW, predomina por ser a forma mais fácil de se trabalhar , pois praticamente smente  se trabalha com  o famoso ctrl+c – ctrl+v.

Para se ter a forma correta de utilizar o DATA-SHOW, é necessário encontar o padrão correta de utilização do mesmo. Até agora foi visto que tecnicamente o padrão que a maioria das pessoas utilizam para apresentação com DATA-SHOW é o padrão livro, agora será colocado justamente a negação deste padrão.

O DATA-SHOW  segundo o Prof. Cintra  deve ser utilizado com: 
  •    Palavras Chaves, para que através delas ele possa  dIscorrer sobre o assunto atrelado a elas passo a passo;
  •  ´´Strip Tease``, através desta técnica as palavras chaves são apresentadas paulatinamente. Ainda segundo o Prof. Cintra, este ´´recurso é importante para que o público tenha o foco de atenção no mesmo tópico, além de causar suspense(...),  ´´ele também deve ser utilizado em slides constituidos por vários imagens(fotos, imagens, ilustrações, gráficos, etc... projetando uma parte da imagem de cada vez;
  • Animação,  o Power Point possui uma gama enorme de efeitos de animação, é no entanto sugerido que não se exagere nestes efeitos importantes mas que não devem ser utilizados para criar um mero ambiente de entretenimento para os participantes da aula ou apresentação.Portanto as animações devem ser usadas  na apresentação das Palavras Chaves, em ilustrações, em pequenas inserções de filmes, desenhos animados, mas sempre com toda sutileza possível;
Estes passos na utilização do DATA-SHOW  possibilitam  ao apresentador  a oportunidade        de demonstrar o seu conhecimento e mais do que isto ele se tornará  figura necessária a apresentação, pois como já foi mencionado anteriormente ele precisará dominar o conteúdo que precisa transmitir.

TELEVISÃO
A Televisão como meio didático é algo que não me entusiama, em outro momento mais apropriado, colocarei o porquê desta resistência quanto ao uso da televisão como meio de ensino e apredizagem,  porém existem modos de utilizá-la sem maiores danos tanto para o Professor como para o aluno. Desta maneira a televisão pode ser utilizada :
  •  A partir de pequenos trechos de filmes e documetários, para enfatizar e ou ilustrar determinado conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Com o acompanhamento por parte dos alunos de um esboço, para eles prestarem atenção nos pontos principais do que será mostrado;
  • Através  de um questionário, onde os alunos terão que prestar atenção ao filme ou documentário, para poder  no final responder ao mesmo.

Espero que esta pequena contribuição possa ajudar àqueles que como Mestres, Professores, estão sempre  abertos a aprenderem, para desta forma  enriquecerem  tanto a si mesmos, como aos seus alunos. 

PENSAMENTO: A forma é secundária; o importante é o conteúdo. Mas uma forma defeituosa distrai a atenção que deveria estar concentrada no conteúdo.
 


ABRAÇO
ELIAS

BIBLIOGRAFIA

CINTRA, José Carlos A. Didática e Oratória com Data-Show. São Carlos, Ed. Compacta,2008.


sábado, 27 de novembro de 2010

Como nasceu o Blog Midiaeclesia


Introdução


A idéia para que fosse criado o  blog midiaeclesia, enfim para que ele viesse à luz, foi  para divulgar alguns conteúdos que são trabalhados em sala de aula, na Missão Semear em Foz do Iguaçu, na disciplina de Teoria dos Meios de Comunicação - TEMCO. O nascimento também recebeu a ajuda  de um amigo, Pastor do Rio de Janeiro, Pr. Fábio Rodrigues da Silva (Assembleia de Deus – Bom Jesus de Itabapoana), ele tomou conhecimento dos temas abordados na Semana Missio-Teológica deste ano (2010), e reforçou a idéia.

Abaixo, está uma carta que enviei a alguns intercessores no início de Novembro,   pois antes mesmo de iniciar este BLOG,  a semente daquilo que viria se tornar o midiaeclesia, estava sendo lançada em boa terra, para a glória de Deus.

A carta está dividida em duas partes. Uma relatando miha preocupação com relação a ´´Evangelização na Sociedade Pós-Moderna e Digitalizada`` e após um breve comentário de Mateus 10:05-07a. 

Carta
´´E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes(...)Mt.24:14

Deus, com seus olhos, que passam por toda a terra (II Cr.16:09) está sempre atento ao nosso viver, quer por ação ou pensamentos... Neste mês de outubro, aproveitando para refletir sobre nossa trajetória, principalmente aqui em Foz do Iguaçu, estive considerando questões sobre o modo, o quanto e as intenções sobre tudo o que estamos fazendo aqui. Estas reflexões surgiram após a ´´Semana Missio-Teológica`` ,o qual foi realizada de 26 à 29 de outubro, que tratou sobre a ´´Evangelização na Sociedade Pós-moderna e Digitalizada``.

Estamos em um momento de transição na História humana, um momento ímpar, onde mais do que nunca devemos considerar seriamente, questões sobre o modo, o quanto e as intenções  com as quais estamos realizando a tarefa de proclamar o Evangelho no mundo. 

Teremos muito mais do que decidir o modo como usaremos ,por exemplo, as mídias digitais para nos comunicarmos em assuntos seculares e pricipalmente evangelísticos. As mídias digitais, serão cada vez mais usadas para a propagação do Evangelho, mas o Verdadeiro Evangelho, biblicamente falando,  em todos os tempos e em todos os lugares, somente será levado através de plena conjunção da pregação  (comunicação oral) e pelo Testemunho (comunicação através da vida) Mt. 24:14; Atos 1:08. Isto parece ser algo distante e sem maiores implicações, porém não podemos esquecer que quem decide o modo, nunca é o homem, sempre é Jesus (Mt.10:05-42). Temos até o dia de hoje, aqui na Semear , priorizado a pregação e o testemunho, mas até quando teremos forças suficiente para resistirmos as facilidades e comodidades de uma Evangelização digital?

Nossa Evangelização aqui ,sempre priorizou uma quantidade com muita qualidade, ou seja ,semear e discipular efetivamente uma vida que persevere no caminho da Salvação. Porem, isto está ficando supérfluo, em  alguns anos o que acontece no site http://conhecerdeus.jesus.net/ será muito, muito mais comum do que pensamos agora. Que reflexo isto trará para as estratégias de missões ,baseadas em uma Evangelização verdadeiramente Plena ( Pregação e Testemunho) ?

Tambem sempre priorizamos  uma Evangelização que proceda de um coração limpo, sincero para com Deus. Sabemos que não existe perfeição absoluta, mas entendemos que nossos alunos e principalmente nós ,como líderes, devemos realizar a obra de Deus com um coração e uma vida plenamente santificada. Não temos o porque alterar, principalmente  porque existem feitos no Reino de Deus que não devem e nem precisam ser  propagados agora.  Pois, um coração bem intencionado, sempre procurará fazer com que Cristo apareça, cresça e que o servo diminua. Contudo,  o modelo de sociedade que está se instalando ao nosso redor, tem tornado esta questão, como algo de cristãos sem objetivos, metas, realizações. Então que seja assim, preferiremos sempre anunciar  Jesus para aqueles que dEle precisam e não ficar anunciando de maneira midiática o que temos ´´realizado``. Esperamos continuar relatando somente aquilo que for para a Gloria de Deus e para a sua oração intercessória por nós. 

Estas foram algumas questões, que de forma introdutória, compartilhei contigo a respeito de nossa preocupação com relação a Propagação do Evangelho. Por isto, ore por nós, por nossos filhos  e por todos envolvidos nesta obra, aqui em Foz do Iguaçu, pois há muito o que fazer na Seara do Mestre(Mt.9:37).

BREVE COMENTÁRIO
Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou dizendo ;(...); e indo pregai ...(Mt.10:05,07a)

Esta passagem começa com o que se parece uma questão muito difícil. Inicia com Jesus ordenando e proibindo  aos Doze de irem aos gentios ou aos samaritanos. Muitos acham difícil acreditar que Jesus afirmou isto, desta forma. Esta exclusividade aparente não soa como  algo proferido por Jesus, tendo mesmo sido sugerido que este relato foi colocado em sua boca nos dias subseqüentes, pois alguns  queriam reservar o Evangelho aos judeus, eles se opuseram vigorosamente a  Paulo quando ele queria levar o Evangelho a gentios. Mas isto em verdade, não existiu, aqui o que podemos destacar e extrair do texto original é que Cristo estava se revelando como o único Rei que sabe e pode dirigir os passos de seus ´´súditos`` no anúncio do seu Reino.

E quais foram as palavras e atos que os mensageiros do rei tinha a dizer e fazer?

(I) Anunciar a chegada iminente do Reino.O Reino de Deus olhando o seu momento relacionado com o Hoje, o aqui e agora do Reino, é o momento onde a vontade de Deus é cumprida, assim como no céu. De todas as pessoas que viveram no mundo, Jesus foi e é a única pessoa que sempre fez bem, e obedeceu plenamente a vontade de Deus. Portanto, Nele  ( em Jesus) tinha chegado o Reino. E assim os mensageiros do rei tinham a dizer: "Olha! Você sonhou com o reino, e ansiava pelo reino. Aqui está o Reino, na vida de Jesus. Vê-lo a ele (Jesus) é ver, é participar, é estar unido a Jesus e ao seu Reino.

(II) Eles tinham de curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios.

(A) tinham que  curar os enfermos. A palavra usada para enfermos é muito sugestiva. É uma parte do  verbo asthenein, cujo principal sentido é ser ou estar fraco. Asthenes é o adjetivo para débil, fraco. Cristo veio para fortalecer os fracos, fortalecer a fraca resistência das pessoas, dá força para o braço fraco. Jesus enche a nossa fraqueza, debilidade humana, com seu poder divino.

(B) tinham que  ressuscitar os mortos. Uma pessoa pode ser morta em seus delitos e pecados e a pregação do evangelho irá ressuscitá-la, mas também o súdito do rei tinham recebido autoridade para ressuscitar aqueles que literamente haviam morrido.

(C) tinham que  limpar os leprosos. Os leprosos eram considerados ritualmente impuros. Levítico diz: Todo o tempo que você tem as feridas, será imundo. Será impuro e viverá sozinho, viverá fora do acampamento "(Levítico 13:46) . Jesus e seus seguidores tinham que mostrar que no seu Reino não haveria mais oportunidade para o preconceito e que a cura dos leprosos era um sinal da restauração necessária para ser participante deste reino.

(D) tinham que expulsar os demônios. Uma pessoa possuída era uma pessoa nas garras do poder maligno, no poder de Satanás. Agora, Jesus ensina que os portadores da mensagem do seu Reino, teriam autoridade através do seu nome para libertar as pessoas das garras do Inimigo. Seriam agora pessoas livres, conscientes,  pessoas controladas não mais pelo Inimigo, mas pelo verdadeiro amigo. O Rei Jesus.

Naqueles dias Jesus, deixou a Base bem colocada e firmada, a respeito de como deveriamos anunciar o Evangelho, esta passagem nos ensina  algumas características ligadas a esta Base. Hoje cabe a nós, deixarmo-nos ser orientados pelo Espírito Santo, o qual nunca nos irá tirar, demover deste único e verdadeiro fundamento, para assim cumprirmos em verdade esta tarefa sublime, sabendo como aplicar em nosso tempo atual as verdades eternas reveladas nas ESCRITURAS SAGRADAS no que diz respeito a evangelização e ao ensino..

ABRAÇO
ELIAS